Skip to main content

Indicadores de desempenho são parâmetros utilizados ​​para avaliar se as condutas e as decisões tomadas dentro da empresa cooperam para o alcance das metas descritas no plano estratégico, por isso eles são tão importantes para tomar novas decisões. A partir das informações de desempenho é possível direcionar as ações que geram uma renda com maior efetividade, criando assim um posicionamento estratégico para que toda a estrutura hierárquica da empresa se desenvolva na mesma direção.

São diversos os tipos de indicadores de desempenho, sendo eles qualidade, vendas, finanças, satisfação entre muitos outros. Antes de definir o mais apropriado, é necessário uma avaliação e uma análise cautelosa, a partir dessa observação é possível estabelecer os indicadores mais adequados medindo o desempenho de cada meta proposta. Podemos também dividir os indicadores em duas categorias:

Indicadores de Estratégia: Está relacionado com os principais fatores lucrativos da empresa, e a capacidade de rendimentos a curto e médio prazo.

 Indicadores de Processos: Os indicadores de processos são aqueles no qual uma análise de rotina é executada, essas métricas medem a qualidade dos processos internos e o desempenho da infraestrutura.

 

Os indicadores mais eficazes serão fáceis de definir a partir da classificação correta dos objetivos organizacionais e considerando o perfil empresarial na hora da escolha dos indicadores de rendimento. 

 Os benefícios dos indicadores para as empresas são muitos, se destacam entre eles gestão eficiente de processos e  alinhamento de objetivos, Compreendendo verdadeiramente o status de desenvolvimento da empresa, podem ser descobertos problemas e erros, o que ajuda no processo de  encontrar soluções. Os principais colaboradores receberão orientações para implementar medidas corretivas mais eficazes além de que os recursos organizacionais são expandidos.

A Urso Consultoria agradece a leitura do artigo disponibilizado na plataforma online e espera ter contribuído de alguma forma com o seu conhecimento sobre o tema. Nossa equipe aproveita o ensejo para indicar outros conteúdos do nosso blog e para convidá-lo a conhecer um pouco mais sobre a nossa atuação.